Rinoplastia ou Cirurgia do Nariz:


Rinoplastia é o nome técnico para cirurgia plástica do nariz, seja ela puramente estética, seja ela reconstrutiva ou mesmo funcional.

A cada ano, mais de um 1 milhão de pessoas que estão interessadas em melhorar a aparência de seus narizes fazem uma consulta com um Cirurgião Plástico Facial. Alguns não estão satisfeitos com o nariz com o qual nasceram, outros sentem que com o envelhecimento, o peso e a idade, mudou seu nariz. Para outros, uma lesão pode ter distorcido, ou um acidente lhe causou uma deformidade. Mas uma coisa é clara: nada tem um impacto maior sobre a forma como uma pessoa vê o próprio rosto que o tamanho e a forma do próprio nariz, porque o nariz é a característica mais importante e mais salienta para a definição do rosto. Uma ligeira alteração nasal pode melhorar muito a aparência de uma face.

Caso você já tenha se perguntado como a cirurgia do nariz (Rinoplastia), pode melhorar sua aparência, auto-confiança, ou sua saúde, você precisa conhecer como ela é realizada e o que você pode esperar dela.

Compreender a cirurgia nasal também é fundamental. Como não há um único ideal de Rinoplastia, o objetivo é melhorar a estética do nariz, harmonizando-o melhor com suas outras características faciais.

Tipo de pele, origem étnica e idade são fatores importantes a serem considerados nas discussões pré-operatórias com seu médico. Antes que o nariz seja alterado, o paciente deve alcançar um crescimento integral, geralmente em torno de 15 ou 16 anos de idade. As exceções são os casos em que a respiração é severamente prejudicada.

Antes de decidir sobre uma Rinoplastia, pergunte ao seu Cirurgião Plástico Facial se uma cirurgia adicional pode ser recomendada para melhorar a aparência do seu rosto. Muitos pacientes optam por uma cirurgia de aumento do queixo em conjunção com a Rinoplastia para criar um melhor equilíbrio dos traços faciais.

Se esta cirurgia é desejada por razões funcionais ou estéticas, a escolha de um cirurgião plástico facial qualificado é de suma importância. Muitos cirurgiões plásticos faciais são formados em ouvido, nariz, garganta, e Cirurgia Plástica Facial, que fornece ao paciente um maior nível de formação e especialização. Seu cirurgião examinará as estruturas do seu nariz, tanto externamente como internamente, para avaliar o que você pode esperar de uma Rinoplastia. Será mais provável que fique satisfeito com os resultados de sua cirurgia se você tiver uma idéia realista sobre o que a cirurgia nasal pode ou não fazer.

Scarlett Johansson

Você pode esperar uma explicação de seu cirurgião sobre os riscos envolvidos na cirurgia, os cuidados pós-operatórios, e o tempo de afastamento. Na sequência de uma decisão conjunta entre você e seu cirurgião para prosseguir com uma Rinoplastia, o cirurgião vai tirar fotos suas e discutir as opções disponíveis. O seu cirurgião explicará como as estruturas nasais, incluindo ossos e cartilagens, podem ser esculpidas para remodelar o nariz e também indicar se remodelar o queixo, por exemplo, poderia aumentar os resultados desejados.

Depois de tomar uma história médica completa, seu cirurgião fornecerá informações sobre a anestesia, a instalação cirúrgica a ser utilizada, (hospitais), a equipe e os custos para o procedimento.

A definição de Rinoplastia é, literalmente, dar forma ao nariz. Primeiro, as decisões são tomadas sobre os ossos e o sistema de sustentação da cartilagem do nariz a se abordar. A maioria das incisões são feitas dentro do nariz, onde elas são invisíveis. Em alguns casos, uma incisão é feita na área da pele que separa as narinas. Isto é, no entanto, extremamente raro. Em seguida, uma certa quantidade de osso e cartilagem são removidos, adicionados ou reorganizados para fornecer uma estrutura recém-moldada. Por exemplo, quando a ponta do nariz é muito grande, o cirurgião pode esculpir a cartilagem nesta área para reduzir de tamanho. A inclinação do nariz em relação ao lábio superior pode ser alterada para uma aparência mais jovem ou para corrigir uma distorção. Os tecidos moles, como a pele, são então reposicionados sobre a nova estrutura e as incisões são costuradas. Uma tala é aplicada ao exterior do nariz para ajudar a manter a sua nova forma, enquanto cicatriza. Um material absorvente e macio pode ser utilizado dentro do nariz para manter a estabilidade ao longo do muro que separa as passagens de ar (chamadas de Septo Nasal). Os fatores de risco na Rinoplastia são geralmente pequenos, e seu Cirurgião Plástico Facial irá abordá-los antes da cirurgia.

Imediatamente após a cirurgia, uma pequena tala é colocada em seu nariz para proteger e manter a estrutura estável durante pelo menos 5-8 dias. Se um apoio é colocado dentro do nariz durante a cirurgia, ele é removido na manhã seguinte após a cirurgia. Seu rosto ficará inchado, especialmente no primeiro dia após a cirurgia. Pode ser necessária medicação para dor, e é comum que se prescreva antibióticos e irrigação nasal. Seu médico irá aconselhá-lo a evitar assoar o nariz durante sete dias após a cirurgia.

Kim Kardashian

Nos dias imediatamente após a cirurgia pode ocorrer hematomas e inchaço na área dos olhos. Compressas frias ajudam a reduzir os hematomas, o inchaço, e o desconforto. Suturas absorvíveis são normalmente usadas para que não tenham de ser removidas. Curativos são removidos geralmente seis ou sete dias após a cirurgia, porém não é raro que eles sejam substituídos a cada três ou quatro dias por 2-3 semanas, dependendo de como o paciente evolui no pós-operatório.

É fundamental que você siga as indicações do seu cirurgião, desde instruções especiais até manter a cabeça elevada durante um certo período de tempo após a cirurgia. Algumas atividades serão proibidas nas semanas após o procedimento: exposição ao sol, esforço físico, e atividades que levam a risco de lesão devem ser evitados. Se você usa óculos, arranjos especiais devem ser feitos para assegurar que os óculos não descansem sobre a ponte do nariz. Esparadrapagem e outros dispositivos são por vezes utilizados para permitir o uso de óculos sem forçar a área onde a cirurgia foi realizada.

Os cuidados de acompanhamento são fundamentais durante este processo para monitorar a cicatrização. Obviamente, nada de anormal deve ser ignorado e deve ser relatado ao seu médico imediatamente. É essencial que você mantenha suas consultas de retorno com seu cirurgião. Normalmente, no pós-operatório, variam de duas ou três consultas por semana nas primeiras três semanas, até uma vez por mês durante os primeiros seis meses, e depois uma vez a cada seis meses nos primeiros 2 ou 3 anos.

Seguros médicos geralmente não cobrem cirurgias puramente estéticas. Cirurgia para corrigir ou melhorar a função nasal ou cirurgia para deformidade grave ou lesão pode ser reembolsada na totalidade ou em parte. É responsabilidade do paciente verificar com sua empresa de seguro médico para obter informações sobre o grau de cobertura.

Se deseja saber mais detalhes, ou tirar outras dúvidas, clique aqui.