Blefaroplastia ou Cirurgia das Pálpebras:


Blefaroplastia é o nome técnico para cirurgia das pálpebras, seja ela puramente estética, seja ela funcional.

A cada ano, 100.000 homens e mulheres escolhem a Blefaroplastia para melhorar a aparência de seus olhos e de seu olhar. Pálpebras caídas podem fazer a pessoa parecer mais velha e também atrapalhar a visão. A Blefaroplastia serve para corrigir esses problemas e também elimina o inchaço e as bolsas sob os olhos que dão a aparência de cansado. Este procedimento não pode alterar as olheiras escuras, linhas finas e rugas ao redor dos olhos, nem mudar as sobrancelhas caídas.

Embora a Blefaroplastia seja realizada com freqüência como um único procedimento, o cirurgião pode recomendar também uma Frontoplastia (Lifting Facial) ou um Resurfacing (Descamação da Pele) para alcançar os melhores resultados.

Caso você já tenha se perguntado como a cirurgia das pálpebras, ou Blefaroplastia, pode melhorar sua aparência, auto-confiança, ou sua saúde, você precisa conhecer como uma cirurgia de pálpebras é realizada e o que você pode esperar dela.

A Blefaroplastia remove o excesso de gordura, músculo e pele de ambas pálpebras, superior e inferior. Os resultados podem ser uma aparência renovada, com uma nova e mais firme área ao redor dos olhos.

Pessoas com problemas circulatórios, oftalmológicos ou graves condições médicas devem confiar no diagnóstico de seus especialistas para determinar se a Blefaroplastia é uma opção a se considerar. A consulta com um Cirurgião Plástico Facial pode ajudar a decidir se em complementação à cirurgia das pálpebras, outro procedimento aumentaria o sucesso da cirurgia, como uma Frontoplastia simultânea, para corrigir uma testa caída e alisar rugas de expressão na testa, ou Resurfacing (Descamação da Pele) da pele para remover as rugas ao redor dos olhos, ou mesmo um preenchimento das maçãs do rosto para reduzir a aparência de olhos fundos.

Durante a consulta pré-operatória, o paciente é examinado e questionado sobre a sua visão, produção de lágrima, o uso de lentes, e seus desejos para a cirurgia. O cirurgião explicará o que se pode esperar da Blefaroplastia e tirar um histórico médico completo. Fatores a serem pesados incluem a idade, tipo de pele, origem étnica, e do grau de obstrução da visão.

No caso da decisão por realizar a cirurgia, a técnica indicada será discutida e o tipo de anestesia, a instalação cirúrgica (i.e. hospital), qualquer cirurgia complementar, os riscos e custos inerentes ao processo serão apresentados.

Na cirurgia de pálpebra superior, primeiro o cirurgião marca o indivíduo nas linhas das pálpebras, a fim de manter as cicatrizes tão invisíveis quanto possível, ao longo das falhas naturais. A incisão é feita, e o excesso de músculo, gordura e pele são removidos. Suturas delicadas são usadas para fechar as incisões, minimizando assim a visibilidade de qualquer cicatriz.

Na cirurgia da pálpebra inferior, o cirurgião faz uma incisão em um local discreto, ao longo da linha dos cílios e vincos de sorriso ao largo da pálpebra inferior. O excesso de gordura, músculos e pele são recortados e a incisão cirúrgica é fechada com suturas delicadas.

Um inchaço da pálpebra causado exclusivamente pelo excesso de gordura pode ser corrigido por uma Blefaroplastia Transconjuntival. A incisão, neste caso, é feita dentro da pálpebra inferior e o material graxo excedente é removido. As suturas usadas para fechar este tipo de incisão são invisíveis a olho nu e de auto-dissolução. não deixando nenhuma cicatriz visível. Em condições normais, a Blefaroplastia pode levar de uma a duas horas.

Imediatamente após a conclusão da cirurgia, o médico pode aplicar pequenas ataduras estéreis, exceto para a Blefaroplastia Transconjuntival. A cobertura dos olhos é opcional, no entanto, uma pomada para prevenir o ressecamento da superfície ocular pode ser utilizada.

Um certo grau de inchaço e hematomas é normal. Compressas frias, bem como a elevação da cabeça quando deitado, ajudam na cicatrização e aliviam o desconforto. O cirurgião prescreverá a medicação para o desconforto.

Durante uma semana e meia após a Blefaroplastia, deve-se limpar a área dos olhos (que parecerão pegajosos, secos e pruriginosos) e pode ser recomendado um colírio.

O cirurgião também oferecerá uma lista das atividades e ambientes para evitar nas semanas imediatamente após a cirurgia. Pontos de auto absorção dissolvem-se sozinhos e suturas permanente serão removidos em 3-5 dias após a cirurgia.

Seguros médicos geralmente não cobrem cirurgias exclusivamente estéticas. Cirurgias para corrigir, melhorar a visão, ou a cirurgia para deformidade grave ou lesão podem ser reembolsadas na totalidade ou em parte. É responsabilidade do paciente verificar com sua empresa de seguro médico para obter informações sobre o grau de cobertura.

Se deseja saber mais detalhes, ou tirar outras dúvidas, clique aqui.